O PROJETO
Acácio J. G. Simões. Sou um empresário cuja missão está há já alguns anos, associada ao objetivo de revitalizar a Ostra Portuguesa - Crassostrea angulata - no Estuário do Sado, através da criação de um produto de reconhecida qualidade. Mais do que uma produção massiva que permita atingir todos os nichos de mercado, sempre pautei a minha filosofia para a qualidade constante e progressiva do produto e não tanto para as grandes quantidades que pudesse produzir no futuro.
Trabalho exclusivamente com Ostra Portuguesa e produzo 100% daquilo que comercializo. Possuo uma concessão no Estuário do Sado onde procedo a uma captura controlada e à consequente transposição para outra concessão que possuo, situada na Ria de Alvor.
Aqui permanecem durante pelo menos 18 meses até atingirem os padrões de qualidade por mim preconizados.
Duas vezes por semana procedo ao transporte para a depuradora - José Manuel Prata Lda, em Olhão - das quantidades necessárias para posteriormente seguirem para o circuito comercial. Este é composto por alguns dos restaurantes e cervejarias de referência da zona de Lisboa, Cascais e Guincho.